Historia da Africa e dos africanos na EscolaNesta obra o autor realiza uma análise sobre a implementação da Lei 10.639/03, partindo da afirmação, como suspeita, de que esta lei abre uma nova demanda no campo educacional brasileiro: Mais do que defender um reconhecimento da História da África, uma releitura da História do Brasil, das relações raciais e do seu ensino, a Lei 10.639/03 parece mobilizar uma dimensão conflitante e delicada, ou seja, o reconhecimento da diferença afrodescendente com certa intencionalidade de reinterpretar e ressignificar a História e as relações étnico-raciais no Brasil pela via dos currículos da educação básica, e trazendo consequências para a formação docente.
Para aprofundar nesta perspectiva incorpora as contribuições do grupo “modernidade-colonialidade”,formado predominantemente por vários intelectuais da América Latina, como Enrique Dussel, Aníbal Quijano, Walter Mignolo, Ramón Grosfoguel, a norte-americana radicada no Equador Catherine Walsh, Nelson Maldonado Torres, Arturo Escobar, dentre outros. Trata-se de uma perspectiva ainda pouco conhecida e trabalhada entre nós e o autor oferece elementos muito importantes para uma aproximação dos educadores a esta linha de pensamento.
Vera Maria Candau
PUC-Rio
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